Tax Alert nº 3 | IRS 2017

Prazos importantes a decorrer até ao próximo dia 15 de fevereiro.

Atualização do agregado familiar

Alterações na composição do agregado familiar ocorridas em 2017, seja casamento, divórcio, nascimento de um filho, bem como partilha de responsabilidades parentais são exemplos de situações pessoais e familiares a serem comunicadas, através do portal das finanças, com vista ao correto pré-preenchimento da declaração. A comunicação deve ser feita até dia 15 de fevereiro.

-Consulte o guia para atualização do agregado familiar

Validação das despesas dedutíveis em IRS

Mantém-se a possibilidade do contribuinte corrigir a informação constante do e-fatura, ou até mesmo registar as faturas que tenha em seu poder que não se encontrem registadas pelas entidades a quem foram adquiridos os bens e serviços.

Esta validação deve ser feita até dia 15 de fevereiro, e é essencial ao automatismo disponibilizado pela AT no pré-preenchimento da declaração anual de rendimentos, sendo assim obtido o valor das deduções de que cada agregado familiar pode beneficiar.

-Para validar as suas despesas aceda a https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/home.action

Declaração automática de IRS

Através do Decreto Regulamentar n.º 1/2018, foi alargado o universo de contribuintes abrangidos pela declaração automática de rendimentos de IRS, que passa agora a incluir também os agregados com dependentes (que apenas tenham auferido rendimentos do trabalho dependente ou de pensões).

Categorias